º SÉRIE º

º FILME º

º AVENTURAS º

º H. BARBERA º

º CONTATO º

º LINKS º

Hanna Barbera

 

Dois desenhistas que se conheceram em 1937 e começaram a trabalhar juntos no estúdio de animação da Metro-Goldwyn-Mayer em 1939. Na década de 1940, enviaram seus desenhos para Walt Disney, que prometeu viajar até Nova Iorque na semana seguinte para contratá-los. O que não ocorreu.

O primeiro projeto de animação criado pelos dois foi o desenho Puss Gets the Boot (1940), que iniciou a premiada e popularíssima série Tom e Jerry. Em 1944 foi fundado o estúdio Hanna-Barbera.

Com a popularização da televisão, Hanna e Barbera passaram a desenvolver novos desenhos para a essa mídia a partir de 1957. O primeiro sucesso foi a série Jambo & Ruivão, seguido dos famosos Dom Pixote, Plic, Ploc & Chuvisco, Zé Colméia, Pepe Legal, Bibo Pai e Bob Filho, Olho Vivo e Faro Fino e Loopy De Loop (Loopy Le Beau), este último feito para exibição no cinema. Depois viriam as séries de horário nobre: Os Flinstones, Manda Chuva, Os Jetsons, Jonny Quest, dentre outros. No final da década de 1960 surgiria outro mega-sucesso: Scooby-Doo.

Os desenhos Hanna-Barbera dominavam a programação infantil da televisão, até que em 1993 o monopólio Hanna-Barbera acabou.

Os estúdios da Hanna-Barbera foram, na década de 90 comprados pela Turner Enterprises, conglomerado que inclui os canais de tevê por assinatura CNN, TNT e Cartoon Network e o nome "HB" hoje é usado apenas nas produções anteriores à compra. As produções posteriores passaram a receber o rótulo "Cartoon Network Studios". Alguns desenhos ainda utilizaram a logomarca "HB" até 1998, antes de adotar o seu rótulo definitivo.

Anos mais tarde, as empresas Turner foram adquiridas por outro conglomerado de comunicação, o "Time-Warner", e a ex-Hanna-Barbera foi junto na transação.

Quando William Hanna morreu, em 22 de março de 2001, o estúdio Hanna-Barbera foi adquirido pela Warner Bros. Animation, e transformado no Cartoon Network Studios.

Em 18 de dezembro 2006 faleceu, com 95 anos, Joseph Barbera, por causas naturais.

Recentemente, os desenhos de Hanna-Barbera voltaram à programação da TV através do  Tooncast. Os clássicos Tom e Jerry e Scooby-Doo estão no canal Cartoon Network.

 

Jonny Quest TM  é uma marca registrada da © Hanna Barbera.

© Hanna-Barbera e Warner Bros Entertainment Inc. Todos os direitos reservados.